Deixámos Nampula bem cedo levando na bagagem enorme ansiedade, já que iríamos dar início à verdadeira razão que nos levou até Moçambique - visitar os antigos aquartelamentos por onde andámos, nos anos de 1966 a 1968.
Ficámos surpreendidos com o movimento existente naquela via, especialmente de transeuntes montados nas suas "gingas".
A Zambézia encontrava-se ao nosso alcance, uma vez que se vislumbrava já o serpentear do rio LIGONHA que divide esta província com a de Nampula.
Já perfeitmente integrados na Zambézia , a caminho do nosso primeiro "aquartelamento"- o GILÉ fizemos uma breve na Missão de Nossa Senhora da Anunciação em MOPEIA.
Chegados ao GILÉ, fomos , apresentar as Boas Vindas ao Administrador lcal. Seguidamente guiados por um companheiro de viagem, o Fernando Oliveira, que "habitou" aquele quartel, visitámos as antigas instalações militares as quais, segundo os seus antigos moradores, se encontram muito transformadas algumas mesmo em ruínas.
Antes da partida foram distribuídas algumas lembranças pelas crianças locais. Ete acto foi um pouco conturbado já que a juventude, ao aperceber-se da situação, acorreu em massa no sentidode tentar obter o desejado brinde.
Parabens pelo blog,pelos textos, pelas fotografias e principalmente
ResponderEliminarpelo REGRESSO a MOÇAMBIQUE.Também tento encontrar companheiros e amigos que queiram fazer essa desejada viagem.
José Monteiro
www.batalhaocacadores1916.co.cc