Vindos do Alto Molócué e com cerca de catorze horas de viagem, alcançámos, já as estrelas se tinham acendido no céu, a cidade do GURUÉ. Apesar da pouca luminosidade irradiada, quer por aqueles astros, quer ainda pela ténue iluminação pública, dava, no entanto, para ir identificando os lugaresque nos ficaram gravados na memória, aquando das nossas muitas idas do Molumbo àquela localidade.
O Gurué, primitivamente chamado de NAMULIA , foi mais tarde rebaptizado de VILA JUNQUEIRO , em homenagem ao homem que mais fez pelo cultivo da planta do chá naquela região. Após a independência voltou à anterior designação. Todavia, é bom realçar que há belezas naturais que o homem difícilmente consegue destruir. A paisagem envolvente do Gurué é uma delas.
Será que ainda é de Moçambique grande parte do chá que se bebe no Mundo? Duvidamos! Todavia, os Montes Namuli continuam, como dantes, a dar à região o "prodígio" climatérico para o desenvolvimento daquela cultura. Aproveitem-no,homens de boa vontade. Faz clik nas fotos 1 e 2. Ambas foram tiradas na mesma rua mas em sentido contrário a nº1 em 2004 e a 2 em 1968.
Sem comentários:
Enviar um comentário